sábado, 30 de junho de 2012

NÃO JULGUE PELA APARÊNCIA


 VIGIEMOS SEMPRE NO SENHOR PARA NÃO FERIRMOS NOSSO CORAÇÃO COM O ENGANO. ESTEJAMOS NELE PARA QUE COMPREENDAMOS QUANDO FORMOS AVISADOS!


FRASES - LÁGRIMAS

 
" Lágrimas em oração nunca são desperdiçadas.
Cada gota rega meu coração, amolecendo a dureza,
refrigerando minha alma cansada."
PRA. ANA PAULA VALADÃO BESSA

APOIO MUITO A CAUSA!

Eles esperam por você!
Adote um animal abandonado!

SONHO EM UM DIA AINDA LUTAR PELA CAUSA DELES.. AMO DEMAIS..

I SAMUEL 18:1



O REI ESTÁ VOLTANDO..

 
É irmãos, estamos caminhando para o ato final na história de nossa vida aqui na terra, temos visto muitos fatos revelados na Bíblia acontecendo dia após dia, a volta de Jesus está aí, se olharmos bem atentamente já podemos ver seus prenúncios, é hora de nos voltarmos para Deus, pedir perdão, reconhecermos nossas falhas, nos mantermos unidos no propósito de levar a Palavra ao maior número de pessoas enquanto ainda temos liberdade; não vamos ficar olhando o trem passar para depois sair correndo atrás, a hora é essa, seja um soldado de Cristo sempre apostos, vigilantes e atuantes, não façam como as virgens sem azeite na lamparina, mantenham-se prudentes e a espera.  ELE ESTÁ CHEGANDO.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

DEPRESSÃO




Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.(Sl 42:5)

A depressão tem sido uma das doenças mais terríveis do nosso séculos e muitos tem sido atingidos por ela., Disfarçada numa angústia comum esse mal tem atingido muitas pessoas desprevenidamente.


Muitas vezes a angústia de algo que se perdeu, a tristeza de alguém que partiu ou mesmo a dor de alguém que traiu levam a esse terrível mal.

E sintomas como isolamento, falta de apetite e de vontade de viver , choro compulsivo e um profundo desejo de morte assombram quem passa por tal doença.
Jesus quando estava no Getsemani sentiu na carne essas mesmas aflições no Getsemani.

Diz a palavra de Deus:

E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se. E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. (Mc 14:32-34)
Senhor porque me abandonaste… (Mt 27:46)

Ou seja, JESUS passou pelos mesmos sintomas, mas venceu a depressão, bem como a morte e SÓ ELE é poderoso para destruir as algemas e os grilhões da depressão.

A paz!

FRASES - O MELHOR DE DEUS




És fiel ao Senhor Jesus de todo o teu coração?
Então creia: Deus nunca vai te tirar uma coisa sem ter outra melhor pra te dar.




MENINA: ESPERE EM DEUS


Menina: Espere em Deus. Muitas vezes a vida irá te iludir bastante, mas Deus irá tirar toda a dor do seu peito e irá sarar sua ferida. Creia Nele!! e mais, Ele irá te dar um varão que te ame de verdade!!! e que ame ao Senhor, assim como você, acima de todas as coisas!

Por Facebook oficial Mariana Valadão


SOIS LIVRES!


Sois Livres! – Gálatas 5:1


“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” Gálatas 5:1


Sois Livres!!


Pensamento: Paulo ao escrever aos Gálatas tem a intenção de combater algo da natureza humana, que é batalhar por algo que não tem, se esquecendo do que já possui, no caso a liberdade. Nosso chamado foi para a liberdade, ao contrário do que muitos pensam Jesus não nos chamou para um regime novo de escravatura. Ele nos chamou para a liberdade de Deus. A decisão de permanecer livre está em nossas mãos, Cristo nos libertou e quem decide permanecer livre somos nós. Podemos todas as coisas mas nem tudo convém.

Oração: Senhor Deus, obrigado pela liberdade, que foi conquistada por Jesus Cristo, comprada a preço de Sangue. Ensina-me a dar mais valor para a liberdade, e perdoa pela minha falta de gratidão. Ajuda-me a permanecer firme, e que eu não venha me colocar em jugo de escravidão. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

http://www.canalcristao.com.br/sois-livres-galatas-51/

MATEUS 26:41



"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação;
o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca."

Mateus 26:41

ISAÍAS 53:5



Queridos,

A salvação pode ser simples para nós, mas ela foi desafiadora para Jesus. Hoje para nós parece fácil, mas não foi fácil para Ele. Ele foi ferido e moído pelas nossas transgressões e iniquidades (Is 53.5).


Por isso, nunca pense que você está "fazendo muito" por Jesus, porque nossa justiça-própria é como um trapo de imundícia (Is 64.6).

O que você e eu renunciamos todos os dias, não chega nem perto do que Jesus renunciou por nós. Continue firme em teu caminho em direção à eternidade.

ME EMOCIONOU MUITO...


Olá querido, boa tarde.

Quis compartilhar essa cena porque me marcou muito. Falou fundo ao meu coração.
 
Em um incêndio florestal na Austrália, este bombeiro mostrou que somente apagar o fogo não é suficiente. Imagem linda, atitude nobre , homem de Deus!


Essa cena me fez lembrar de algo muito interessante. Para ser o diferencial aqui nessa terra basta que você dê o primeiro passo, com sinceridade, claro. Não com o objetivo de chamar atenção de uma multidão e ser aplaudido mas por simplesmente se dar a oportunidade de sentir o amor de Deus fluindo dentro de você quando faz algo de bom para/por alguém. Essa cena é simplesmente emocionante. Quantas mensagens ela transmite! Que ela possa também falar ao seu coração e te fazer refletir, mudar em alguma área da sua vida, que esteja carecendo de transformações.








ELE NÃO DESISTE DE NÓS


Xiiiii! fazendo besteirinhas, hein?!


















O que seríamos se não fosse Deus por nós?


















"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus."
Romanos 3:23-24

RENDA-SE SINCERAMENTE À SUA GRAÇA E SEJA JUSTIFICADO :)

OUÇO DEUS ME CHAMAR



"Eu amo aos que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão."(Proverbios 8:17)

 No livro de Cantares da Bíblia, um dos livros conhecidos como o livro romântico, há um relato cuja cena posso imaginar inclusive, em que o noivo vai ao encontro da noiva. Porém estava tarde e quando ele bate à porta e chama por ela, já está deitada. E ao ouví-lo na porta ela pensa que está tarde para estar com ele e o noivo então se vai. Quando ela decide levantar e abrir a porta o noivo já não está mais lá, apenas o seu cheiro, que escorria da maçaneta da porta. A noiva entao sai às ruas e é espancada pelos guardas daquela cidade, pois não havia estado com o noivo, o perfume dele não estava nela.

Quando o Espírito Santo te chamar, vá ao seu encontro. Não deixe passar esse momento de contato importantíssimo. Quando o noivo estiver à porta, vá ao seu encontro, esteja com Ele. O mundo precisa sentir o perfume do Senhor em nós.

Buscar ao Senhor em todo tempo é essencial. Pois assim estaremos fortes e sensíveis à voz de Deus para discernir o que vem Dele e o que não vem em nossa vida. Que estejamos dispostos a orar de madrugada, ler a palavra, buscar em vigílias. Tudo isso é alimento para o espírito que  deseja estar em unidade com o Senhor e força em meio as aflições.

Para quem trabalha é muito difícil. Posso dizer por experiência. Acordar de madrugada para orar estando tão cansado.. mas peça em suas orações durante o dia para que o Espírito Santo te  dê forças e te desperte de noite. A oração de madrugada é uma das melhores que podemos fazer. Silêncio total. Enquanto todos dormem você está lá falando com o Senhor, adorando-o, sendo revestido.

Que possamos ao menos tentar nos esforçar para não sermos vencidos pela comodidade, pelo calor da nossa cama, pela preguiça que acaba nos remetendo à preguiça espiritual.

Escute esse lindo louvor na voz da Pastora Ludmila Ferber, OUÇO DEUS ME CHAMAR e que Deus te abençoe!


terça-feira, 26 de junho de 2012

VOCÊ JÁ AGRADECEU POR MAIS UM DIA?

 
Muitas vezes temos livramentos por parte dEle que tomamos conhecimento e o agradecemos. Mas pense bem, de tantas coisas Deus nos tem guardado e nós não percebemos, quantos livramentos, quantas obras. "Quem é esse ser que por mais que o entristeçamos, continua nos cuidando e nos ajudando? Você pode parar para pensar quanta vezes Deus já guardou sua vida? A vida é muito delicada e pode ser facilmente extinguida, mas até aqui o Senhor tem nos sustentado.
Isso é a verdade, até aqui, Ele nos sustentou, agradeça a Ele.
" Até aqui nos ajudou o Senhor" I Sm 7:12
ELAINE MARTINS - TE AGRADEÇO


Eu agradeço por ter pés pra caminhar
Agradeço por ter mãos pra trabalhar
Agradeço por ter mente pra pensar
Agradeço por ter voz para louvar

Eu agradeço pelo sim e pelo não
Agradeço pelo inverno e verão
Agradeço pela água e pelo pão
Agradeço pelo monte e pelo grão

Eu agradeço a tempestade que passou
Agradeço a bonança que chegou
Agradeço porque Deus me abençoou

Coro

Agradeço Senhor por ouvir meu louvor
Por cobrir-me de amor, eu agradeço
Agradeço Senhor por ouvir meu louvor
Por cobrir-me de amor, eu não mereço

Eu agradeço por te dar meu coração
E em troca receber o seu perdão
Agradeço por sair da escuridão
Agradeço por ter a libertação

Eu agradeço pelo fim da solidão
E começo de uma nova direção
Agradeço pelos dias que virão
Agradeço por estar em suas mãos

VÍDEO MÚSICA - MESMO SEM ENTENDER - THALLES ROBERTO

MESMO SEM ENTENDER - THALLES ROBERTO



Deus, mesmo que eu não consiga entender
E queira tudo do meu jeito
Eu até choro e as vezes até chego a dizer
Por que é que tem que ser tão difícil pra mim
Parece que é difícil só pra mim
Eu sei seus pensamentos são mais altos que os meus


O teu caminho é melhor do que o meu
Tua visão vai além do que eu vejo
O senhor sabe exatamente o que é melhor pra mim
E mesmo que eu não entenda o seu caminho, eu confio
E, Deus, porque sou tão pequenino assim
Vou ficar quetinho aqui em seu colo
Esperando o tempo certo de tudo
Porque eu sei que vais cuidar de mim
E o seu melhor está por vir
Eu sei que é o melhor pra mim

Mesmo sem entender, mesmo sem entender
Mesmo sem entender, eu confio em ti
Mesmo sem entender, eu sei que é o melhor pra mim
Mesmo sem entender

JONAS E O CHAMADO

JONAS  E O CHAMADO


Jonas do hebraico significa “pomba”.

O chamado de Deus para Jonas pregar o arrependimento à cidade de Nínive, a sua teimosia em não fazer a vontade do Senhor e fugir para outro caminho, nos mostra que quando não fazemos a vontade do Senhor...
, a tempestade e males vêm nos assolar e acabamos até prejudicando outras pessoas também.

Ir pra um caminho além do caminho que é Cristo, só nos traz morte. Jesus também fez uso da experiência de Jonas no ventre do grande peixe para explicar sua morte, sepultamento e ressurreição. (Jn 1.17 e Mt 12.38-41). Portanto, não despreze o seu chamado. Lute por ele, faça a vontade do Senhor.

NEM TODO O QUE DIZ: "SENHOR, SENHOR"



Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’
Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ " Mateus 7:21-23. Muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

NAMORO CRISTÃO




























"Quando vem de Deus, vem dos céus, é perfeito e agradável" Alana Santos.

Pessoal, extraí do blog da minha amiga Fernanda Amaral, minha irmã em Cristo. 
Acessem também http://fernandaamaralrprincesa.blogspot.com/.

Todo namoro cristão tem que visar o casamento, se não nem deve iniciar um relacionamento se este não for o objetivo.

O período do namoro é uma preparação  e de responsabilidades,onde irão se conhecer ,vão obter maturidade e uma ótima comunicação, este relacionamento sempre tem que estar sob a direção de Deus. Este período é de conhecimento do espírito,coração e alma de cada um, e nunca do corpo físico este somente depois do casamento,é necessário que a mulher principalmente coloque disciplina em relação a isto e para os dois a vigilância deve ser constante.


Durante o namoro vocês terão a oportunidade de conhecerem um ao outro e de harmonizarem duas personalidades diferentes que se completaram de uma forma tranquila.
O grande foco desta relação e primordial é a parte espiritual do casal,os dois precisam e devem sempre buscar Deus em tudo, um relacionamento cristão que afasta das coisas de Deus podem ter certeza ou não é propício ou algo está errado.

1-Deus sempre em primeiro lugar nunca o outro.

2-Tudo sob a vontade e a direção de Deus

3-Corpo físico total controle (saber até onde pode ir com os beijos e carinhos)

Quando um namoro não for da vontade e princípios de Deus tudo o que citei acima acontece ao contrario.

De suma importância:

1-SALVAÇÃO->os dois precisam  ter realmente aceitado o Senhor Jesus como Senhor de suas vidas

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:9-10

2-Comunhão com Deus->Deus sempre tem que ser a base e o alicerce .

Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado .

3-Maturidade àhoje vemos casais sendo formados mesmo dentro das igrejas por pré-adolescentes,é necessário que se tenha maturidade para namorar.
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4:13

Antes de iniciar um namoro é necessário que haja o período da corte ou da oração, este é um tempo a principio indeterminado pois buscaram as respostas de Deus para aquele futuro relacionamento, este também é um período sem beijo na boca e abraços que passem daqueles que damos em amigos, quando acontece o beijo automaticamente acontecem os sentimentos. É por estarem aguardando as respostas de Deus que nem sempre é para continuar que a oração sem beijos e abraços exagerados é necessário,pois evita  mágoas e tristeza caso este relacionamento não aconteça.

Conselhos básicos:

1-Nunca case sob a expectativa do sexo (um casamento é muito mais que apenas sexo)

2-Escolha a pessoa que te completa e que te aproxima de Deus.

3-Coloque tudo sob a direção de Deus

4-Tenha santidade

5-Casamento é para sempre.

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Gênesis 2:24

Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
Romanos 7:1-3

Paz..


SOBRE O NAMORO CRISTÃO

CAMINHO PARA A CURA


CAMINHO PARA A CURA

Texto: Lucas 5:12-13

Introdução

A. Eu amo a simplicidade da vida e o ensinamento de Jesus.
B. O homem moderno com toda a sua tecnologia não pode ultrapassar a sua profundidade.
C. Um dos grandes princípios da Bíblia: Deus não faz acepção de pessoas. Romanos 2:11 – Deus não mostra favoritismo.
D. Deus vai fazer por mim o que ele fez para os outros se eu me encontrar as mesmas condições.
E. Lucas 5:12-13 – Ilustra um padrão que eu preciso seguir a fim de recuperar a totalidade.

1. Passo um: Eu tenho que admitir que tenho um problema que eu não posso resolver.
A. Um leproso tem qualificadores claros (alterações da pele, pedaços que faltam, nenhuma dor, fede).
B. A lepra é uma figura ou um tipo do pecado na Bíblia.
a. Sinais exteriores, vazio, dormência ou mais de sensibilidade, sua vida fede.
C. Não há ajuda para uma pessoa que não reconhece que ela precisa de ajuda.
D. Este é o passo fundamental dos “Alcoólicos Anônimos” e para o tratamento de drogados.
E. A dívida do pecado é um problema que não pode ser resolvido sem a ajuda de Deus. (Culpa, medo, solidão)

2. Passo dois: reconhecer a habilidade de Deus para fazê-lo completo.
A. Deus criou o mundo e tudo o que está nele, desde o menor até o maior.
B. Este leproso percebeu quem era Jesus. “Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me”
C. Jesus é o Filho de Deus.

a. Marcos 3:11 “E os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus”
b. Lucas 22:70 “Ao que perguntaram todos: Logo, tu és o Filho de Deus? Respondeu-lhes: Vós dizeis que eu sou”.
c. I João 4:15 “Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus”
d. I João 5:5 “Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus”.
e. I João 5:10 “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o faz, porque não crê no testemunho que Deus de seu Filho dá”

D. Apenas Deus pode satisfazer as minhas necessidades mais profundas. “Sem Mim nada podeis fazer” João 15
E. Quando eu reconhecê-Lo por quem Ele é; também eu vou adorá-Lo.

3. Passo três: Orar. (Não há atalhos, não há substituto)
A. A oração é o caminho de Deus indicado para eu tocar o poder de Deus para a minha necessidade.
B. A fervorosa oração é uma força poderosa.
C. Lembre-se, a mudança é diretamente igual a sua vontade, disposição de se humilhar!
D. Eu não posso fazer mais do que orar até que eu ore.

4. Passo quatro: Crer que Deus está disposto a atender a minha necessidade.
A. Deus é suficiente, mas Ele está disposto.
B. O meu problema neste momento é a fé. (Por que não são todos fisicamente curados? Pergunte a Ele!)
C. Mas não deixe de perguntar por causa de algumas incógnitas!
D. As palavras de Jesus nesta passagem deveriam resolver esta questão de uma vez por todas.
E. Ele ama, aceita, perdoa, cura, liberta e transforma!! “37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. 40 Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” João 6:37-40)

“Então lhes tocou os olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé” Mateus 9:29

Fique agora com o louvor maravilhoso A CURA na voz da ungida Cassiane.

A CRUZ DE CRISTO


A CRUZ DE CRISTO - UM DOS MAIORES DRAMAS DA HISTÓRIA

Referência: Mateus 27.33-56



INTRODUÇÃO

1. A cruz de Cristo é pré-histórica. Ela estava encrustrada no coração de Deus antes da fundação do mundo:
a) 1 Pe 1:18-20
b) Ap 13:8
c) At 2:23

2. O Calvário não foi um acidente, mas um plano divino. Cristo veio para morrer. A morte na cruz sempre esteve em sua agenda: ele profetizou várias vezes que veio para morrer. Ele não morreu como um mártir. Ele voluntáriamente deu a sua vida. Ele é o Cordeiro que tira o pecado (Jo 1:29). Ele é como a serpente levantada (Jo 3:14). Ele é o pastor que dá a sua vida pelas ovelhas (Jo 10:11-18). Ele é o grão de trigo que cai e morre para produzir muitos frutos (Jo 12:20-25).

3. Cristo foi para a cruz não apenas porque os judeus o entregaram por inveja. Não apenas porque Judas o traiu por dinheiro. Não apenas porque Pilatos o condenou por covardia. Cristo foi para a cruz porque o Pai o entregou por amor. Cristo foi para a cruz porque ele se entregou a si mesmo por nós.

4. O calvário é o maior drama da história. O calvário é o palco da justiça de Deus: seu consumado repúdio ao pecado e também é o palco do infinito amor de Deus: pois ali ele não poupou o seu próprio Filho para nos salvar. A cruz de Cristo é o nosso êxodo, a nossa libertação.

5. Vejamos as cenas dessa maior drama da história:

I. AS ACUSAÇÕES CONTRA JESUS CRISTO NA CRUZ
Jesus foi acusado pelo Estado e pela Religião. O povo amotinado e insuflado pediu sua condenação. Chamaram-se testemunhas. Ele foi acusado, julgado, sentenciado e condenado à pena de morte. Mas as acusações eram falsas, as testemunahas foram subornadas e a condenação o mais perverso erro judicial da história.

1. Jesus foi acusado de sedição política – v. 37
Os judeus por inveja o acusaram de sedição política. Colocaram-no contra o Estado, contra Roma, contra César. Questionaram as suas motivações e a sua missão. Acusaram-no de querer um trono, em lugar de abraçar uma cruz.
A acusação contra Cristo é que ele era o “Rei dos judeus”. Essa acusação foi pregada em sua cruz em três idiomas: hebraico, grego e latim. O Hebraico é a língua da religião. O grego é a língua da filosofia e o latim é a língua da lei romana. Tanto a religião, como a filosofia e a lei se uniram para condenar a Jesus, mas ele fez da sua cruz um instrumento para salvar homens do mundo inteiro.

2. Jesus foi acusado de blasfêmia – v. 40b
Os judeus ficaram chocados, escandalizados e perplexos quando Jesus se apresentou como Filho de Deus. Eles rasgaram suas vestes, dizendo: ele blasfema! Agora, escarnecem dele na cruz.

3. Jesus foi acusado de ser um impostor – v. 40a
Eles não tinham olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, nem corações para entender o que Jesus falava. Eles pensavam que Cristo se referia ao templo de Herodes, enquanto Jesus falava do seu corpo, de sua morte e ressurreição (Jo 2:19).

4. Jesus foi acusado de ser Salvador – v. 42
“Salvou os outros e a si mesmo não pode salvar”. Mas se Jesus salvasse a si mesmo, não poderia nos salvar. Ele morreu para vivermos.

5. Jesus foi acusado de usar indevidamente o nome de Deus – v. 43
Eles pensavam que Jesus era um embusteiro (v. 63), um mentiroso, um lunático que procurava enganar os fracos ao afirmar que confiava em Deus e que Deus lhe queria bem.

II. O DESAMPARO DE JESUS CRISTO NA CRUZ
1. Jesus foi desamparado pelo povo – v. 39
O mesmo povo que viu seus gloriosos milagres, que o viu levantando os paralíticos, curando os cegos, purificando os leprosos e ressuscitando os mortos, agora zombam de Cristo, agora escarnecem do Filho de Deus.

2. Jesus foi desamparado pelos líderes – v. 41
Aqueles que conheciam a Palavra de Deus, também zombaram de Cristo. Eles escarneceram do Filho de Deus.

3. Jesus foi desamparado pelos ladrões que foram crucificados com ele – v. 44
Os próprios companherios de desdita também se insurgiram contra Cristo. Eles também atiram setas venenosas contra o Filho de Deus.

4. Jesus foi desamparado pelo próprio Pai – v. 46
O universo inteiro se contorceu de dores. O sol escondeu o seu rosto. As trevas inundaram a terra. Cristo se fez pecado por nós. Ele foi feito maldição por nós. Ele desamparado pelo próprio Pai. Deus puniu o nosso pecado nele. Ele bebeu sozinho o cálice da ira de Deus.

III. AS PALAVRAS DE JESUS CRISTO NA CRUZ
1. Palavras em relação às pessoas às pessoas
a) Palavra de perdão – “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem” (Lc 23:34).
b) Palavra de salvação – “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lc 23:39-43).
c) Palavra de afeição – “Mulher, eis aí o teu filho – Eis aí tua mãe” (Jo 19:25-27).

2. Palavra em relação a Deus
a) Palavra de desemparo – “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt 27:45-49). Houve trevas sobre toda a terra ao meio dia. Sede, desamparo e agonia são um símbolo do próprio inferno. Foi na cruz que Cristo desceu ao inferno. Foi ali que ele se fez pecado. Foi ali que ele bebeu o cálice da ira de Deus por nós. Foi ali que ele suportou o justo castigo que os nossos pecados merecem. A nova praga do Egito foram três dias de trevas, seguido da última praga, a morte dos primogênitos (Ex 10:22-11:9). As trevas no calvário foram uma proclamação de que o Cordeiro de Deus seria imolado pelos pecados do mundo. Os homens pensaram que Cristo clamava por Elias. Havia não apenas trevas na terra, mas também em suas mentes e corações.

3. Palavras em relação a si mesmo
a) Palavra de agonia – “Tenho sede” (Jo 19:28-29).
b) Palavra de vitória – “Está consumado” (Jo 19:30).
c) Palavra de rendição – “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23:46).

IV. O IMPACTO DA MORTE DE JESUS CRISTO NA CRUZ
1. O sol escondeu o seu rosto e as trevas encheram a terra – v. 45
A natureza fazia coro e se identifica com o sofrimento do Filho de Deus. Naquele momento ele foi feito pecado por nós. Naquele momento Deus fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

2. Acabou a hierarquia espiritual – v. 51
Agora judeus e gentios têm livre acesso a Deus por meio de Cristo. Agora não precisamos de um sacerdote, de um mediador para entrarmos no santo dos santos. Agora um novo e vivo caminho foi aberto para o céu, para o trono de Deus.
O véu rasgado simboliza a consumação da obra de Cristo. O caminho para Deus foi aberto. Jesus conclui a obra da salvação na cruz. O véu rasgado significa que Cristo venceu o pecado.

3. Abalou e mudou as estruturas engessadas – v. 51
Quando a lei foi dada no Sinai, houve um terremoto. Agora o terremoto significa que as demandas da lei foram cumpridas na morte de Cristo. O terremoto significa que a maldição da lei foi abolida para sempre por causa da morte de Cristo. A morte de Cristo provocou não apenas um terremoto físico, não apenas um abalo sísmico, mas também a morte de Cristo abalou e mudou todas as estruturas da sociedade. As estruturas políticas, econômicas, sociais, morais e espirituais foram mudadas.

4. Destruiu a dureza das pedras – v. 51
Não apenas as pedras se fenderam, mas os homens pedras têm seus corações também quebrados com a morte de Cristo. Pela morte de Cristo homens como Saulo, Agostinho, Lutero são transformados em homens santos, cheios do Espírito.

5. Destruiu o poder da morte – v. 52
1. Cristo matou a morte com a sua morte. É a morte da morte na morte de Cristo. A morte já não tem a última palavra. Cristo com sua morte tirou o aguilhão da morte. Agora a palavra final não é da sepultura. Cristo entrou nas entranhas da morte e venceu a morte e todo aquele que nele crê não morrerá eternamente. Os túmulos abertos signicam que Cristo venceu a morte.

CONCLUSÃO

O centurião reconheceu que Cristo de fato é o Filho de Deus (v. 54). O povo saiu do calvário batendo nos peitos e lamentando. A cruz não foi uma derrota. Ela é o nosso triunfo.
Na cruz Jesus venceu o diabo – lá ele expôs o diabo e suas hostes ao desprezo e triunfou sobre eles (Cl 2:14). Lá ele desfez as obras do diabo (1 Jo ).
Na cruz Jesus nos justificou, nos perdoou, nos reconciliou com Deus, e nos deu a sua paz.
A cruz de Cristo é a nossa morte para o pecado. É a mensagem para nós!

OS DOZE DISCÍPULOS DE JESUS





QUEM ERAM OS DOZE DISCÍPULOS DE JESUS?

Resposta: A palavra “discípulos” se refere a um “aprendiz” ou “seguidor”. A palavra “apóstolo” se refere a “alguém que é enviado”. Enquanto Jesus estava na terra, os doze eram chamados discípulos. Os 12 discípulos seguiram a Jesus Cristo, aprenderam com Ele, e foram treinados por Ele. Após a ressurreição e a ascensão de Jesus, Ele enviou os discípulos ao mundo (Mateus 28:18-20) para que fossem Suas testemunhas. Eles então passaram a ser conhecidos como os doze apóstolos. No entanto, mesmo quando Jesus ainda estava na terra, os termos discípulos e apóstolos eram de certa forma usados alternadamente, enquanto Jesus os treinava e enviava para pregarem.

Os doze discípulos/apóstolos originais estão listados em Mateus 10:2-4: “Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu”. A Bíblia também lista os 12 discípulos/apóstolos em Marcos 3:16-19 e Lucas 6:13-16. Ao comparar as três passagens, há algumas pequenas diferenças. Aparentemente, Tadeu também era conhecido como “Judas, filho de Tiago” (Lucas 6:16). Simão, o Zelote também era conhecido como Simão, o cananeu. Judas Iscariotes, que traiu Jesus, foi substituído entre os doze apóstolos por Matias (veja Atos 1:20-26). Alguns professores bíblicos vêem Matias como um membro “inválido” para os 12 apóstolos, e acreditam que o apóstolo Paulo foi a escolha de Deus para substituir Judas Iscariotes como o décimo segundo apóstolo.

Os doze discípulos/apóstolos eram homens comuns aos quais Deus usou de maneira extraordinária. Entre os 12 estavam pescadores, um coletor de impostos, um revolucionário. Os Evangelhos registram as constantes falhas, dificuldades e dúvidas destes doze homens que seguiam a Jesus Cristo. Após testemunharem a ressurreição e a ascensão de Jesus ao Céu, o Espírito Santo transformou os discípulos/apóstolos em homens poderosos de Deus que “viraram o mundo de cabeça para baixo” (Atos 17:6). Qual foi a mudança? Os 12 apóstolos/discípulos haviam “estado com Jesus” (Atos 4:13). Que o mesmo possa ser dito de nós!

EXORTAR E EDIFICAR



EXORTAR E EDIFICAR

Fiquei surpreso ao encontrar ecos desse pensamento em alguns discursos de grandes líderes e de não tão grandes assim.

Uma das coisas que eu gosto desse fenômeno dos blogs e das redes sociais é que eles te permitem ter uma voz. Te permitem ter liberdade para compartilhar suas opiniões.

Compartilhar. Uma palavra que deveria fazer parte do nosso dia-a-dia. Compartilhar o Evangelho, compartilhar ideias e ideais. Como temos compartilhado, hoje em dia, os nossos ‘dons’?

Uma vez li uma frase do reformador João Calvino que me fez mudar meu paradigma sobre quem poderia me “falar/ensinar alguma coisa”: “Na igreja de Cristo não há ninguém tão pobre que não possa compartilhar conosco algo de valor”. (João Calvino)

Hoje em dia estamos muito preocupados com a quantidade de livros e de cds que alguém já escreveu ou gravou. Mas a realidade bíblica é outra. Paulo nos deixou um bom exemplo de como tratar a opinião dos irmãos: “Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo”.
1 Tessalonicenses 5:11

Exortar e edificar. Duas coisas que parecem tão distantes uma da outra, mas que Paulo menciona juntamente e ainda diz que aqueles irmãos já estavam de fato fazendo.

Paulo não disse: “Os irmão que tem 55 livros escritos podem exortar e os que tem 100 cds gravados podem edificar”. Glórias sejam dadas ao nosso Deus, pois hoje podemos publicar livros e cds, mas também glórias sejam dadas pois somos muitos irmãos que podem Exortar e Edificar.

vamos refletir sobre isso. Vamos edificar e exortar uns aos outros de coração sincero, para que possamos cada vez mais parecermos com Jesus.

ADVERSIDADE: FARDO OU PONTE?


ADVERSIDADE: FARDO OU PONTE?

A adversidade atinge a todos mais cedo ou mais tarde. Alguns crentes se desintegram sob a pressão dos tempos difíceis. Tornam-se tão amargos e ressentidos em relação a Deus que se afastam do propósito em suas vidas. Podem até recorrer a comportamentos de dependência, na tentativa de escapar da dor. Outros enfrentam desafios semelhantes, mas tem uma reação totalmente diferente. Em vez de enfraquecê-los, a provação torna-os mais forte porque eles aprendem a depender mais plenamente do poder do Espírito Santo. A adversidade pode ser um fardo esmagador ou uma ponte para um relacionamento mais profundo com Deus.

I. Um fardo ou uma ponte?

A. Podemos ver os tempos difíceis como um fardo ou como uma ponte.

1. O fardo, espiritualmente falando, é um peso que pesa sobre nós. Podemos nos sentir cansados ou desanimados, sem alegria e paz.

2. Uma ponte, em contraste, é uma forma de superar a dificuldade e desenvolver um relacionamento mais profundo, mais íntimo com Deus.

B. Dois versos são a base da ponte a uma maior intimidade com o Senhor.

1. Salmo 103:19: “O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo”
2. Romanos 8:28: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que são chamados por seu decreto”

II. A adversidade como uma ponte na vida de Paulo

A vida de Paulo é um dos melhores exemplos de como a adversidade pode atuar como uma ponte para uma relação mais próxima com Deus. Sem as revelações sobrenaturais que o Senhor deu a ele, teríamos uma visão muito menor sobre como viver dia-a-dia a vida cristã. Mas a sua intimidade com o Pai veio como o resultado da perda pessoal grave e dificuldades (Filipenses 3:8,10). Através das dificuldades, ele aprendeu:

A. O contentamento é possível no meio da adversidade. O apóstolo explicou: “Aprendi a viver contente em qualquer circunstância” (Fp 4:11).

B. Deus provê força sobrenatural em nossa fraqueza. As limitações de Paulo permitiu o poder do Espírito Santo trabalhar através de sua vida (2 Coríntios 12:9-10).

C. O Senhor é a fonte de todas as nossas necessidades. Quando confiamos plenamente no Pai, podemos contar com Sua provisão (Filipenses 4:19).

D. Podemos confiar na fidelidade do Senhor. Paulo tinha aprendido a depender do Senhor para conduzi-lo através de qualquer adversidade (1 Coríntios 10:13).

E. O Pai valoriza o servir mais do que os nossos desejos. Em vez de satisfazer a inclinação natural de Paulo ao conforto e a facilidade, Deus enviou a adversidade para prepará-lo para um serviço maior (2 Coríntios 12:7). O Senhor prioriza o desenvolvimento do caráter acima do conforto.

F. Em tempos difíceis, Deus nos dará força para proclamar a verdade. Porque Paulo foi preso, toda a guarda pretoriana ouviu o evangelho (Filipenses 1:13-15). Quanto mais adversidades nós enfrentamos, mais eficaz será a nossa mensagem aos outros.

G. Nós podemos tratar tudo como se vem de Deus. O Senhor usa tudo o que nós experimentamos até mesmo os erros dos outros, para seus objetivos em nossas vidas. Se formos capazes de aceitar as circunstâncias que vêm ao nosso caminho como uma oportunidade para crescer, impedirá que as adversidades nos tornem ressentidos.

H. Temos de aprender mais sobre o Senhor através das adversidades. O sofrimento muitas vezes é o estímulo a uma maior proximidade com Deus.

I. A adversidade nos prepara para confortar os outros de forma mais eficaz. Do ponto de vista de Deus, o sofrimento nos prepara para ministrar aos outros (2 Coríntios 1:3-8).

J. Deus tem um propósito específico para permitir a adversidade. O espinho de Paulo foi projetado para mantê-lo humilde e dependente de Deus, apesar das revelações surpreendentes espirituais que a ele tinha sido dado (2 Coríntios 12:7).

K. Temos que conhecer a alegria no meio da adversidade. Em Filipenses 4:4, o apóstolo escreveu: “Regozijai-vos sempre no SENHOR; outra vez digo, regozijai-vos”.

Conclusão:

Muito provavelmente, você está tendo algum grau de adversidade hoje. Você pode tentar lidar com ela usando seus próprios recursos, ou você pode optar por vê-la como um caminho para uma relação mais profunda com Jesus Cristo. Se você é um crente, o incrível poder do Espírito Santo está disponível para equipar, transformar e guiá-lo através de qualquer sofrimento.
A ponte da adversidade pode levá-lo para um lugar de proximidade indescritível com o Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

Deus te abençoe.

A paz!